25.2.10

O Melhor jeito de começar um livro

desconheço autoria

Era uma vez...

Sabe quando você pega um livro pra folhear e logo na primeira frase o autor te conquista?
Ou então você lê aquela primeira frase que desperta a sua curiosidade de ler o livro, ou até mesmo, você simplesmente simpatiza com o que leu?
Eu diria que esse é um dos segredos de um bom livro e de um bom autor: cativar o leitor já na primeira frase.
E então, amigo leitor? Quais foram os livros que te conquistaram desse modo?

A idéia desse post não é minha e nem é nova. Vi há algum tempo no blog Víceras Literárias e o blog Abre Parênteses também tinha feito. Lembrei dessa idéia conversando sobre livros com um amigo, porque ele me disse que gosta de livros que já começam impactando, porque te prendem desde a primeira frase. E como eu gosto muito pouco *pigarra* de falar de livros, fiquei com vontade de fazer também.
Isso é uma cópia mesmo, uma cópia descarada da idéia alheia.
Mas como o próprio Leonardo disse: Faça sua própria relação de "melhores primeiras frases de romances escritos em português".

Eram pra ser 10, mas eu sou libriana, meu poder de escolha é altamente limitado! =)



20 melhores inícios de livros, na minha humilde opinião.
(e nada de "era uma vez...")



1 - Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto.
- A Metamorfose ~ Franz Kafka


2 -  Alice estava começando a ficar muito cansada de estar sentada ao lado de sua irmã e não ter nada para fazer: uma vez ou duas ela dava uma olhadinha no livro que a irmã lia, mas não havia figuras ou diálogos nele e “para que serve um livro”, pensou Alice, “sem figuras nem diálogos?”.
- Alice no País das Maravilhas  ~ Lewis Carroll


3 - O Lobo da Estepe era um homem de cerca de 50 anos que, certa vez, faz alguns anos, apareceu em casa de minha tia à procura de um quarto mobiliado para alugar.
- O Lobo da Estepe ~ Hermann Hesse


4 - Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro.
- Desventuras em Série - Vol.1 - Mau Começo ~ Lemony Snicket


5 -  Um escritor nunca se esquece a primeira vez em que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história.
- O Jogo do Anjo ~ Carlos Ruiz Zafón


6 - Sinto a cabeça a escaldar, estou cheio de centenas de ideias novas que emergem sem cessar do meu subconsciente.
- O Vendedor de histórias ~ Jostein Gaarder


7 - Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida.
- A Hora da Estrela ~ Clarice Lispector


8 - Quando Mary Lennox foi viver com o tio, na Mansão de Misselthwaite, todos disseram que ela era a criança mais desagradável do mundo. E era verdade.
- Jardim Secreto ~ Frances H. Burnett


9 -Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde eu nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lengalenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso.
- O Apanhador no Campo de Centeio ~ J. D. Salinger


10 - Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas ~ Machado de Assis


11 - O Ar cinzento e fino, a tarde lívida e seca, nenhum aceno na distância, a vida parada, o mundo ausente, assim.
- Presença de Anita ~Mario Donato


12 - Subi numa pedra e gritei: "– Aí Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado." Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.
- Feliz Ano Velho ~ Marcelo Rubens Paiva


13 - O assaltante é um mané. Eu sei disso. Ele sabe disso. O banco inteiro sabe disso.
- Eu sou o mensageiro ~ Markus Zusak


14 - O eterno retorno é uma idéia misteriosa de Nietzsche que, com ela, conseguiu dificultar a vida a não poucos filósofos: pensar que, um dia, tudo o que se viveu se há de repetir outra vez e que essa repetição se há de repetir ainda uma e outra vez, até ao infinito! Que significado terá este mito insensato?
- A Insustentável  Leveza do Ser ~Milan  Kundera


15 - Inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.
- Discurso do Método ~ Descartes


16 - Pensamos às vezes que não restou um só dragão. Não há mais qualquer bravo cavaleiro, nem uma única princesa a planar por florestas secretas, encantando cervos e borboletas com seu sorriso.
- A ponte para a Eternidade ~ Richard Bach 


17 - Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma.
- Lolita ~ Vladimir Nabokov


18 - Ainda me lembro daquele amanhecer em que o meu pai me levou pela primeira vez a visitar o Cemitério dos Livros Esquecidos.
- A Sombra do Vento ~Carlos Ruiz Zafón


19 - Devo revelar que não sou um daqueles seres divinos que marcham deserto adentro e retornam repletos de sabedoria.
- Mulheres Que Correm Com os Lobos ~ Clarissa Pinkola Estes


20 - Eu tinha cinquenta anos e há quatro que não ia para a cama com uma mulher.
- Mulheres ~ Charles Bukowski


Esses são meus eleitos! Quais são os seus?
Fiquem à vontade para fazer um post como este (e me avisem, claro, quero ler as escolhas de vocês).



Boas Leituras!



Ah, quero falar mais de livros aqui. Tenho umas leituras pra comentar mas fica pra depois

18.2.10

Expurgando doenças

Carol Rodrigues


Já não posso suportar o veneno escondido nas entrelinhas de tudo o que você diz. Estou doente das suas desculpas sem sentido, das mentiras que você insiste para que eu acredite. Você quer a todo custo me convencer que eu não tenho saída, que não posso ir adiante. Você faz de tudo para que eu não consiga escapar desse teu jogo de manipulação. Como é que eu fui cair na tua teia?  Isso precisa acabar, você não pode mais ficar me usando do jeito que bem entender porque eu já enxerguei o que você escondia tão bem. Eu não posso mais fazer o que você me pede. Não posso seguir os caminhos que você traça, porque seus mapas são círculos infinitos que não me deixam chegar a lugar nenhum. O mundo não é mais o mesmo desde a última vez que o vi através dos seus olhos. Você deturpou tudo o que eu vi e eu enxerguei tudo invertido sob teu prisma de dissimulações. Você quer, o tempo todo, que eu carregue o peso das suas culpas e eu caí na sua armadilha. Sou culpado, sim, mas não por você. Envergonho-me de ter sucumbido e me arrependo de ter deixado você ir tão longe. Não suporto mais carregar o peso do mundo nas costas enquanto você sorri com a satisfação das tuas loucuras. Não posso mais, acaba aqui! Você é uma doença que eu preciso expurgar. Você vai me deixar uma ferida aberta a suturar? Arrependi-me! Sinto-me forte! E a minha disposição é tão grande, que eu vou começar a reerguer tudo que você me fez destruir na sua fúria explosiva. Entre as ruínas e com a pele marcada das tuas cicatrizes, encontrei o antídoto para o teu veneno e a saída do teu labirinto. Não tente me impedir! É tarde demais, eu acordei!



Ps: estava viajando. Já já vou visitar vocês =)

7.2.10

Eu? Foliã?

Bloco de rua Gigantes da Lira - Foto retirada do Flickr

É carnaval, hora de tirar aquela fantasia do armário e ir para a avenida. Em todas as esquinas é possível ouvir tudo que é tipo de samba e marchinhas de carnaval. Todo mundo sabe a programação de, pelo menos, dois blocos de rua, nem que sejam os mais famosos.
Na tv só se fala nisso, nas rádios só tocam samba, a cidade transpira folia. Tem gente, que passa o janeiro inteiro se preparando pro carnaval. Trata de malhar, fez dieta, vai pra praia pegar um bronzeado e passa horas pensando no que vai vestir, o que vai fingir ser dessa vez. Você tem a obrigação de se divertir no carnaval. Gostando ou não de folia, você não consegue não notar a bagunça ao seu redor. A não ser que você viaje pra serra, pro mato, pra roça, pra uma cidade pacata... Se você ficar em casa, não deixe que saibam ou alguém vai dar um jeito de te enfiar numa fantasia, grande ou pequena demais pro seu corpo, (no carnaval vale tudo) e te arrastar para alguma folia.
E são quatro dias de bagunça, de pessoas se agarrando sem nem perguntar o nome, porque de tão bêbado, o outro já esqueceu como se chama. Você é obrigado a estar feliz e saltitante, mesmo achando que tudo em volta está uma bosta, que seus amigos não entendem sua fobia social e que você está a quase uma hora procurando um maldito banheiro e não acha. Mas mau humor não é permitido, se não alguém te dá um banho de cerveja pra você esfriar a cabeça. Você precisa sorrir e fingir que acha normal que alguém saia na rua vestido como aquele cerumano, que você não sabe se é homem ou mulher, na fila do banheiro.
Nem todo mundo tem vocação pra folião. Nem todo mundo quer pular no bloco dos animados. Eu não tenho obrigação de vestir fantasia. Nunca me lembro de lavar a sua fantasia de bom moço cheirando a mofo ou espanar a minha fantasia de foliã animada e minha máscara de moça direita.

A merda não é gostar ou deixar de gostar. A merda é apenas aceitar!

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo