27.3.10

Eu odeio gente burra

É o apocalipse! Fujam pras montanhas!


O mundo vai acabar por algum erro de cálculo. Ou então pela nossa estupidez mesmo.
Certas coisas que eu vejo acontecendo por ai, só servem pra me fazer pensar que estamos mesmo próximos do fim.

E talvez o processo para o fim, o armagedom, o apocalipse - ou como prefiram chamar - já tenha começado há tempos. É só parar pra pensar um pouco. São catástrofes e mais catástrofes, uma atrás da outra, uma pior que a outra.
São enchentes, deslizamentos, terremotos, milhões de pessoas morrendo, milhões matando.
Crimes cada vez mais bárbaros. Crianças matando outras crianças, pais abusando dos filhos como se fosse algo corriqueiro, abuso de poder das autoridades e eu nem vou falar dos políticos porque é muito pleonasmo chamar a politicagem de corrupta. Tenho medo de assistir ao notíciário, algo me diz que é um trailler de terror que Hollywood deixou escapar.
Tem alguma coisa muito errada com o mundo e nada me tira da cabeça que são as pessoas!

Os ambientalistas diriam que a natureza está apenas dando o troco. Concordo! Ou você acha que a lei da ação e reação é mera teoria? Horas, se você joga seu lixo em qualquer lugar, como pode querer reclamar quando os bueiros entopem e a enchente alaga a sua casa? Você perde tudo e ninguém vai pagar o seu prejuízo porque a culpa também é sua. Então você pode vir me dizer que foi um deslizamento que derrubou a sua casa e matou sua família. Ok, porque você foi desmatar o morro? E se não foi você que desmatou, porque construiu em local de risco?
Esse é um assunto polêmico, que envolve um monte de outras questões e nos quais eu não vou me aprofundar pra não arrumar problemas. Mas eu realmente acho que esses problemas seriam bem menores se as pessoas não construíssem suas casas em morros, encostas, áreas de proteção ambiental, se embrenhando mata adentro e desmatando sem pudores tudo a sua volta.
Eu só acho que é tudo conseqüência!

Hoje passou uma reportagem (repetida) sobre a sujeira nas praias. Vou falar de Ipanema, que é onde eu costumo ir com mais freqüência. A noite inteira, os tratores da Conlurb (Cia de Limpeza Urbana) trabalham na areia limpando a sujeira deixada durante o dia. Quando está amanhecendo, os garis colocam latões de lixo intercalados por curtas distâncias um do outro. Fora isso, também existem lixeiras pelo calçadão. E aí o que você vê? As pessoas podem estar do lado (e eu já vi isso) da lixeira, que vão escolher o chão pra jogar seu saquinho de biscoito, sua latinha de cerveja / refrigerante, garrafa de água, coco, embalagem vazia de bronzeador e todo tipo de porcaria. Ê porcaria! Alô, falta de educação? Fora os playboyzinhos que trazem seus rottivailles, pitbuls e labradores pra passear na areia, quase sempre vizinhos da mocinha sem nada na cabeça que chega em seguida com seu poodle. Como não tem uma fiscalização específica para cachorro na praia, o povinho sem noção ignora ou finge não saber que é lei estadual a proibição de cachorro na praia.
"Mas eu vejo que todo mundo faz, então eu também faço" - responderia qualquer um deles.
Claro, se o seu vizinho se jogasse do 20º andar, você faria o mesmo, não é?
O pior é que isso tudo parece um detalhe pequeno quando você pensa nas grandes indústrias derramando todo lixo no mar, uma empresa de grande porte jogando esgoto num rio, navios de petróleo emporcalhando uma baía e etc, etc...
O problema com esse mundo são as pessoas. É a cabeça das pessoas que precisa mudar!

"Eu olho em volta e ninguém faz, então não faço"



Eu fico pensando como é que o cerumano não tem a consciência pesada e não percebe toda a merda que está fazendo? São atitudes tão simples de aprender, de ensinar às crianças, de passar adiante...

O que mais vejo é pessoas fazendo exatamente o contrário. Pessoas fazendo coisas absurdas e cada burrice tão desmedida que eu fico impressionada com a estupidez alheia. Mas aí eu não preciso nem ir muito longe. Basta olhar pela janela e ver o vizinho "varrendo" a calçada com uma mangueira esguichando água. Porque o infeliz não pega uma vassoura?
Porque a dona tia joga lixo na rua e nem olha o quanto estava perto de uma lixeira? A única explicação plausível é que a mão dela iria cair. Aí realmente, uma mão a menos faria falta, concordo!
Eu não tenho lá muita fé na humanidade, mas às vezes me pergunto, porque as pessoas são assim?
É culpa das escolas? Da educação recebida pelos pais? Do governo? Da tv? Da pobreza? Da falta de informações? Da Odethe Roitman? Sinceramente, não sei!
Eu não estou aqui pra brincar de defensores da natureza nem pra ficar pregando a moral e os bons costumes. Não sou nenhuma senhora da razão, não sou exemplo de nada e não estou pra apontar o dedo nas fuças de ninguém e julgar o que cada um deve fazer.
Mas eu tenho uma teoria que o mundo ainda vai acabar por causa da nossa estupidez.  Todas essas catástrofes que acontecem, ou boa parte delas, é tudo uma reação aos nossos próprios atos!
É tudo resultado da nossa própria burrice.

E eu odeio gente burra!



Update:
Agradeçam aos céus que, pelo menos teoricamente, o verão acabou...

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo