7.6.10

Cecília ou Manoela


Daniel era 5 anos mais velho que eu. Há cinco anos atrás, ele namorava a Manoela. Quase todo mundo sabia que eles estavam juntos, mas quem não os conhecia, julgava que se tratavam de bons amigos. Isso porque o Daniel não era dado a demonstrações públicas de afeto. Manoela, apaixonada, aceitava e jurava que a sós, Daniel era um gentleman. Depois de muito tempo de namoro, Daniel e Manoela foram morar juntos. Dividiram o financiamento do apartamento. Dividiram as contas com as compras dos móveis e eletrodomésticos. Dividiram as contas do mês, as compras do mês, o condomínio e a taxa de manutenção do playground que nunca usaram. Mas não dividiram o mesmo sobrenome. Isso porque o Daniel não quis se casar com a Manoela. Ele dizia que casamento era bobagem, que jamais se casaria com ninguém e que não precisava de um papel pra reafirmar que estava junto com a Manoela.

Isso foi há uns cinco anos atrás. Semana passada encontrei o Daniel de mãos dadas na rua com uma outra moça, chamada Cecília. Casado. Soube então, que ele e Manoela já não estavam juntos há um bom tempo.
Daniel e Cecília se conheceram a alguns meses, menos de um ano. Namoraram um tempo, noivaram e casaram. Perguntei se ele tinha mudado de opinião quanto aos papéis, documentos e casamentos e ele respondeu-me apenas que a situação agora era outra. Cecília é moça pra casar. E eu nem sei dizer se a Cecília é mesmo uma mulher de sorte.

Hummm...

A verdade, é que eu realmente acho que o Daniel não gostava da Manoela. Acho que tinha vergonha de andar de mãos dadas com ela na rua. Coisa que não acontece com a Cecília. Com ela, ele anda não apenas de mãos dadas, mas também de aliança no dedo, pose de moço sério e documento assinado com sobrenome compartilhado.
Fico pensando nas moças que, como a Manoela, acreditam em caras como o Daniel. Moças que acreditam que os caras gostam delas mesmo quando se negam a apresenta-las aos amigos ou a andar com elas de mãos dadas pelas ruas. Caras que não apresentam as moças para a família dizendo que ainda é muito "cedo". Caras que não assumem compromissos sérios, que propõem relacionamentos abertos, que não querem estar sempre perto ou não atendem telefonemas em fins de semana.
Manoela andou fazendo história.
Fico pensando nas moças, que como ela, acreditam em todo tipo de desculpa. Às vezes só para terem aquela sensação de que não estão sozinhas. Mas estão. Talvez no fundo saibam disso.

Eu acho que se uma pessoa realmente gosta da outra, não tem porque agir como Daniel agia. Se o cara gostar mesmo da moça, vai andar de mãos dadas sem precisar de consentimento. Vai querer estar perto dela todo o tempo que puder e for conveniente. Vai apresentar pra família, vai freqüentar a casa, vai almoçar junto dia de domingo. Se o cara realmente gostar da moça, vai querer-la só pra ele. Vai ser só dela. Vai enchê-la de beijos, esteja em casa, na rua, no shopping, no cinema ou na balada. Vai abrir mão de algumas coisas por causa dela. Vai telefonar pra jogar conversa fora quando não estiverem juntos. Vai deixar tão óbvio que é dela que gosta, que todos que os conhecem não precisarão nem perguntar se é dela mesma que ele gosta.

Quando alguém não age assim, (ou ao menos parecido com isso) não adianta vir com desculpas que a verdade é uma só: ele não gosta de você.
E não tem explicação que me convença. Não tem nem "mas" e nem "e se". O resto é tudo lenda urbana.
Se o cara que está com você for como o Daniel com a Manoela, ele não merece o seu amor.

E o Daniel pode ser qualquer um. Daniel pode ser Antônio, Tiago, Pedro, João, José...
O que você tem que saber mesmo é se você é Cecília ou Manoela.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo