13.4.11

Baia e a Doida

A doida, no caso, não sou eu. Mas bem que poderia. Doida nessas músicas do Baia e não sei porque não falei dele antes aqui. Eu ando preguiçosa com o blog. Mas vamos lá.

"É chegada a hora da falácia"

Maurício Baia é um cara que não está por aí nas grandes mídias, mas está por aí na estrada desde 1992. Antes, era na banda Baia & Rockboys que se desfez em 2004 com a morte do guitarrista. Baia, então, seguiu seu caminho e laçou o cd Habeas Corpus em 2006 e recentemente, lançou seu cd/dvd ao vivo no Circo Voador.

Conheci o Baia a algum tempinho. De tanto que vi o Law Duarte comentar no twitter, fui baixar pra conhecer, porque eu NEM sou curiosa. E gostei muito.

Agora, como eu vou explicar e de certa forma rotular o trabalho do Baia, é que são elas.
Bom, Baia não é fraco não. Foi beber na fonte do iê-iê-iê do Raul Seixas, Tom Zé, Zé Ramalho e Bob Dylan. Assim dizem... D'oh!
Eu, Carolina, percebo em Baia um sujeito crítico, irônico e talentoso. Uma voz inteligente no rock (rock?). Talvez não seja uma voz que te conquiste de primeira, mas suas músicas com cadência de prosa são uma delícia.
Tem humor, tem crítica, tem romance. Quer mais?
Tem sotaque! O que já é um pré-requisito pra moça aqui gostar. =)
Além disso, Baia conta histórias com suas músicas. E ouvindo, você fica daí imaginando, construindo cenas.



Baia me ganhou de vez em um dia especial. O dia que vi seu show ao vivo.
Eu trabalho no Centro da cidade, no meio do caos e praticamente vizinha da Saraiva Mega Store (que chato) onde sempre gasto meu salário passeio em meus horários de almoço.
Em certo dia, a tôa na vida, estava entrando a esmo na Saraiva e escutei algo familiar.
"Conheço essa voz. Conheço essa música".
Olho pra cima e vejo Baia tocando, um banner enorme e todo aparato de show. Subi as escadas correndo e tava lá. "Pocket Show" do Baia na Saraiva. Galera cantando animada, se espremendo entre as prateleiras e expositores pra ver mais de perto. Mas que coisa, não?
E eu cá pensando: "caneco, quanta gente que sabe as letras" =)

Comprei o cd Ao Vivo no Circo Voador e ganhei foto, beijo e autografo.
Coisa de gente boba. Admito e não evito porque gosto disso! hahaha
Mas não foi ele, o Baia, que me ganhou. Foi o conjunto da obra.
Ele, o show intimista, as pessoas cantando junto.
-E o fato dele ter cantado minhas músicas preferidas, óbvio.

Ele faria um show no dia 19/03 no Circo, o qual eu teria ido se não fosse ao mesmo dia da Banda Seu Chico (de quem falo em outra oportunidade), por quem sou absolutamente apaixonada.

Sobre Baia, posso afirmar: só ouvindo mesmo pra saber.
No site dele dá pra saber de tudo um tanto. Tem a historia da banda, letras, cifras, fotos, agenda, dá pra escutar todos os CDs já lançados, desde a banda antiga "Baia & Rockboys" aos trabalhos mais atuais.
Inclusive um projeto paralelo chamado "4 Cabeça", eleito o Melhor Grupo de MPB no Prêmio da Música Brasileira.

E aí? É pouca coisa?


Vou deixar em negrito as seguintes faixas (que são as minhas preferidas e que recomendo fortemente):

Habeas Corpus (minha preferida EVER, 5 estrelas)
"Parece ate que eu sou um livro mal escrito
E que voce é uma caneta cor vermelha
Rasurando o que não aceita e nem consegue decifrar
Outras vezes você tenta feito louca rasgar as minhas páginas."



Lembrei
"Lembrei de me esquecer a tempo
Perdi meus maiores achados
Odiei por amor, utilizei coisas inúteis
Paguei caro por prazeres baratos"



Tu
"Tu é zero caloria, me abre o apetite
Só de te olhar eu sinto fome (...)
Olha que eu tô de dieta, mas tu é light"



Na fé
"Eu vou na fé. Sim, eu vou na fé.
Eu vou como eu puder, seja o que Deus quiser
Eu vou mas nem que eu tenha que ir a pé"



Trilha Sonora da Vida
"A trilha sonora da vida
Que eu trilho, eu trago e assopro no ar."



Baia e a Doida (que também tem uma versão em inglês), título desse post
"Ela jogou a sua isca, envenenou seu anzol
E fez daquele instante o infinito.
Me ensinou o Kama Sutra entre bolhas de sabão.
Entrou em uma delas, flutuou pelo banheiro.
Por aí você já pode imaginar...."



Trem.
"Mas a minha rotina desgasta os meus bons princípios por mais que eu tente ser forte."


Enfim. Acho que vale o clique. Maurício Baia fala por si mesmo =)


Segue a trilha:
Site Oficial
Baia no Trama Virtual
Twitter do Baia



"I gotta go and I hope you understand..."

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo