24.8.14

Top 5: Músicas Surrealistas

Birds fish-snake and scarecrow (1921) - Max Ernest

Em épocas do ensino médio, estudei os movimentos artísticos da história e o meu preferido sempre foi o Surrealismo. 
O Surrealismo enfatizava o inconsciente, o subjetivo, a criatividade inconsciente numa arte que fosse livre do racional, do usual e do esperado. 
Lembro que uma das mostras mais legais que eu presenciei, foi a mostra Surrealismo com obras de Salvador Dalí, Luis Buñuel, René Magritte e Max Ernst (meu preferido). 
O CCBB do Rio de Janeiro, inclusive (fica a dica), está exibindo uma mostra de Salvador Dalí, um dos principais representantes do movimento surrealista.

O movimento surrealista parece ter se expandido para a música brasileira. Muitos compositores são excelentes representantes do movimento surrealista!
Surreal, é tudo aquilo que é inexplicável, subjetivo, que não dá para entender.
Considerando a poesia e a liberdade poética e de expressão de cada um, gostaria de dizer "oi? não entendi!" para alguns desses compositores/cantores.
Reuni aqui 5 músicas que eu considero inexplicáveis.
Vamos lá:


5º- Depois do Começo - Legião Urbana


Lembro bem de uma amiga minha do colégio, que certa vez me disse que essa era a única música do CD da Legião que ela não gostava porque não dizia coisa com coisa. Tornou-se uma das minhas preferidas!
Renato de suas poesias e existencialismos fez uma música surrealista com loucura de primeira grandeza. "Acender o intervalo pelo filtro, usar um extintor como lençol, jogar pólo-aquático na cama, ficar deslizando pelo teto". Ok né gente? Depois do começo o que vier vai começar a ser o fim!
Queria muito, MUITO mesmo que tivesse um clipe dessa música hahaha
Fica aqui em quinto lugar porque acredito que a loucura é intencional, então...


4º- Açai - Djavan


Djavan é um representante honorário do clã surrealista. Acho que eu precisaria nascer de novo pra entender certas coisas. Essa música sempre me encucou. Acho que preciso de muito mais surrealismo pra entender o que tem a ver "Açaí, guardiã, zum de besouro, um ímã" com a tez da manhã ser branca e o que tudo isso tem a ver com Acaí...  Alguém se arrisca?


3º- W Brasil (Chama o síndico) - Jorge Ben Jor


Alô, Alô W o Brasil, alguém em sã consciência me explica porque é que o beijo quente da sua amiga me deu funk na cabeça? Seria um desses funks proibidões porque o beijo deu vontade de sacanagens? Jacarézinho, avião e o síndico é o Tim Maia? GENTE!
Deu no New York Time que a Feira de Acari é um sucesso? Se tiver ventando muito não venha de helicóptero porque né? A escada vai ficar lá fora e ainda tem uma negócio em envelope índico que OLHA! Não tá fácil entender hahaha


2º- Refazenda - Gilberto Gil


Gilberto Gil veio parar no grupo dos cantores surrealistas porque, olhem: "Enquanto o tempo não trouxer teu abacate, amanhecerá tomate e anoitecerá mamão" . Eu teria vários exemplos, mas vamos nesse porque né? Quem entende? "Abacateiro sabes ao que estou me referindo, porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo. Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também"


1º- O Estrangeiro - Caetano Veloso


Eu sei que até agora foi um páreo duro, mas desafio vocês a definirem essa música em uma palavra que não seja "surrealista".
Alguém me explica o verso "Eu não sonhei que a praia de Botafogo era uma esteira rolante de areia branca e de óleo diesel sob meus tênis". Tô aguardando, tá?
Enquanto ninguém me explica, Caetano segue no primeiríssimo lugar!

Se quiserem mais músicas surrealistas, tenho uma playlist lá no 8Tracks: Ei mãe, eu sou surrealista!
E vocês? Quais músicas consideram surreais?


Ps:
Estou devendo responder vocês,  mas eu tive um problemão com a Velox (quem nunca?) e demoraram três vidas pra  consertar a treta que deu aqui!
Daí que depois de estar quase desistindo de viver do serviço, resolveram ameaçados de processo vir consertar e cá estou eu.
Desculpa aí!

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo