5.10.14

Tudo sobre Hannibal

No post passado eu vim aqui inaugurar a tag de Fotografia, né? Hoje vim inaugurar a tag de Seriados!
Eu tenho em mente escrever um post contando porque eu sou a louca das séries e contando quais seriados eu assisti e assisto. Mas isso vai ficar pra depois. 
Seria o post mais lógico para inaugurar uma categoria, mas quem disse que eu faço parte de alguma coisa relacionada a lógica, né?
Então vamos lá, porque eu vou falar do último seriado que me arrebatou. (ainda estou pensando como vou falar desse seriado sem usar palavrões)

Hannibal



Pensei tanto, tanto, TANTO em escrever sobre o seriado quando estava vendo... mas me faltaram três coisas: palavras, tempo (porque eu estava presa nos episódios) e fôlego.
Vou dizer para vocês o que me disseram sobre o seriado - e o que me convenceu a ver:
"Carol, é baseado nos livros. É perturbador e uma obra de arte ao mesmo tempo. Só que tem muito sangue...". Como não ceder a essa descrição do caos? 

Eu sempre achei Hannibal Lecter um dos personagens mais fascinante da literatura (e do cinema).
Pensa bem: um psiquiatra, canibal e serial killer - tudo junto numa pessoa só? Cacete, que personagem incrível!
Se você não leu ou nunca assistiu os filmes "O Silêncio dos Inocentes", "Hannibal" ou "O Dragão Vermelho", então PARE! Pegue no bumbum, pegue no compasso Vá assistir e depois volte aqui e continue lendo.


Reprodução/NBC

• Sinopse, impressões e emoções - tudo misturado:

A proposta da série é adaptar diversos livros de Thomas Harris, além de passear pelos filmes.
A série não começa exatamente na ordem cronológica dos livros. Nela, conhecemos um Hannibal diferente, antes de ser identificado como assassino. O público não o conhece, não sabe do que ele é capaz. Claro, percebe-se como é inteligente e ardiloso, mas Hannibal ainda não foi descoberto e manipula todos a seu favor sem levantar suspeitas.  

O agente especial do FBI Will Graham (Hugh Darcy) é especialista em traçar perfis de psicopatas. Ele é convidado para participar de uma caçada para identificar o serial killer responsável por uma série de assassinatos. Will tem uma habilidade estranha, ele consegue se colocar no lugar das pessoas e pensar como elas – até mesmo psicopatas. Mas a mente desse psicopata é um desafio enorme. Além disso, os casos são tão perturbadores, que o FBI decide colocar Will em contato direto com um psiquiatra - um dos maiores e mais respeitados - para ajudá-lo a lidar com tudo aquilo. Esse psiquiatra é Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). Will se envolve em suas investigações e se atormenta com elas, Lecter tem a função de observar e monitorar a capacidade dele e o ajudar a ser eficiente no trabalho.
Eles formam uma parceria improvável e brilhante. É a partir daí que a coisa fica meio... enlouquecedora. Pensem bem: o autor da barbárie ajudando o FBI a encontrar o responsável pelo próprio crime? O que vemos é uma elaborada ciranda entre Will e Hannibal. Os dois circulam, encaram, testam...
O relacionamento entre eles é meio perturbador.
Lecter é o médico, Will é o paciente. Lecter é o psiquiatra, Will é uma espécie de pesquisa/experimento. E eles acabam sendo colegas de trabalho... Socorro, gente!

Reprodução/NBC

O Will Graham de Hugh Dancy, é instável, delirante e foge de sua própria realidade. Você pensa que ele está enlouquecendo e vai embarcando junto com ele . O desafio de Will é provar a si mesmo e a todos que não está louco. Às vezes você acredita, às vezes não. Ele alterna momentos de extrema sanidade com momentos de ilusão. 

Preciso dizer que pensei na dificuldade que seria encarar um Dr Lecter que não fosse Anthony Hopkins. Então surge Mads Mikkelsen com uma atuação brilhante. O Hannibal de Mikkelsen tem sempre uma expressão impassível, livre de emoções e extremamente calmo. A frieza do personagem (não apenas com as vítimas mas com as pessoas que convive) é inquietante. Todas as suas decisões são calculadas, inclusive cada palavra que diz para sua própria terapeuta. Quando o bicho está pegando, você percebe uma sutil, muito sutil ruguinha de preocupação. Praticamente imperceptível para os outros personagens envolvidos com ele. Não existem reações emocionais em Hannibal - psicopatas não sentem emoções. Pra mim, é um dos melhores psicopatas que já vi. 

Reprodução/NBC

Valendo-se do poder que tem sobre a mente de seu paciente, Lecter consegue manipular toda uma história contra Will. E confrontar a inteligência e a sagacidade de Lecter é o próximo desafio dele.
Na segunda temporada temos a história completamente diferente de como começou. Lecter assume o papel de Will. Enquanto isso, Will precisa provar que isso é um erro, que Hannibal é culpado. 
Mas o psiquiatra se encarrega que ninguém enxergue Will com seriedade, que ninguém duvide de seu diagnóstico.
O clima é outro. O jogo é outro. E é tudo ainda mais enlouquecedor (desculpem a repetição insistente, mas não tenho outra palavra).

Reprodução/NBC

As duas temporadas são divididas em 13 episódios cada. Ou seja: não tem muita enrolação. As coisas acontecem sem se arrastar por vários episódios. Mesmo porque, não tem tempo para isso. Existe uma urgência, um ritmo, uma obviedade em ser direta. 
Talvez seja exatamente isso que te prende numa série policial. Então você se prende a Hannibal, mas sem que você perceba, a série vai mudando de foco. E se percebe, já esta envolvido demais pra abandonar: Hannibal já manipulou sutilmente todos ao redor - inclusive você.

Eu acho que não consigo escrever uma crítica, tipo críííítica sobre o seriado. Eu acho tudo um espetáculo. Acho o roteiro ótimo, os atores ótimos, a fotografia de cena ótima, a trilha ótima... Entenderam né?

Reprodução/NBC

Agora, preciso fazer um alerta aos mais incautos: contém cenas fortes.

Se você tem frescura, fricote ou mimimi - não veja!
Se você não tem estômago para sangue, corpos estripados e tripas - não veja
Se você costuma ter pesadelos com as cenas que assiste - não veja!
(eu costumava ver antes de dormir e sim, já sonhei com os episódios - avaliem o meu caso. )
E se você está pensando em parar de comer carne e não sabe por onde começar: VEJA!
Sério, é bem eficaz!

A série mostra Hannibal preparando pratos requintadíssimos. Ele é um cozinheiro impecável, um verdadeiro chef. Mas seus ingredientes são bem peculiares. Imaginaram?
Ele gosta de cozinhar para as pessoas próximas a ele. Oferece jantares. Oferece pratos sofisticados aos amigos. Ele prepara refeições muito bem apresentadas e ele é especialista em pratos que contém: carne. Sim, humana!
Ou seja, não satisfeito em comer humanos, ele induz as pessoas a experimentarem  também.
Ai que ânsia...

A terceira temporada já está garantida. E acredito que, depois do modo como a segunda acabou (petrificada só de lembrar), provavelmente se encaminha para um desfecho lógico.
Por um lado fico inquieta de pensar assim. Por outro fico aliviada de pensar que, terminando por aqui, não corremos o risco de ver essa obra de arte se perder no caminho e se tornar algo medíocre.
Estou ansiosa e ao mesmo tempo com medinho da sequência. Estou me agarrando com unhas e dentes à certeza que será memorável como as duas primeiras.


Vou resumir em uma palavra apenas: FODA
O palavrão que evitei desde o início precisava sair!



• Trailler:
Para os mais curiosos, segue o trailler da Season 1 e Season 2. Será que vocês encaram?
(contém cenas fortes)




Em tempo: A terceira temporada está prevista para abril ou maio de 2015 e eu estou d-e-s-e-s-p-e-r-a-d-a com isso.
Will: - Eu não acho você interessante
Hannibal: -Você irá

Classificação: 5 Capuccininhos
(mas poderiam - de boas - ser dez)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo