24.8.07

MuDanças

Tumblr

mudança
[De mudar + -ança.]
Substantivo feminino.
1.Ato ou efeito de mudar(-se); muda.
2.Os móveis e os pertences, em geral, das pessoas que se mudam

Mudar, é um verbo transitivo direto, vem do latim mutare.
E significa exatamente, o ato da mudança. É dar outra direção, pôr alguma coisa em outro lugar, remover algo, deslocar, seguir por outro caminho, modificar, transformar...
E mais um monte de outros verbos que podem explicar o que é mudança, o que é mudar.
Você pode mudar a cor do seu cabelo, a casa que você mora, a roupa que você veste...
Você pode mudar o modo como fala, o modo como se alimenta, o modo que você pensa...
Pode mudar para melhor e também para pior.
Só que mudar, nem sempre é fácil. Mudar dá trabalho, dá preguiça, cansa...
Eu, por exemplo, queria mudar meu armário de lugar, mas só de pensar no trabalho que vai dar tirar tudo de um lugar e colocar em outro, eu desisto.

Essa semana, o meu setor mudou para uma sala maior.
Antes trabalhávamos numa sala pequena, apertada, com duas portas de entrada [uma pra cada lado] e ficava no meio de um corredor entre outras salas. Era um setor todo aberto, por onde várias pessoas transitavam e todos tinham visão para tudo que estivéssemos fazendo. Meu chefe não podia receber as pessoas e nem fazer reuniões que todo mundo ouvia. Quando avisaram que um dos setores seria extinto, meu chefe conseguiu autorização pra mudar de sala. Passamos a manhã inteira carregando processos, arquivos, computadores... Passamos o dia arrumando a sala nova! Agora trabalhamos numa sala grande, dividida em três partes: uma pro chefe, uma pro engenheiro e uma com a bancada dos computadores e eu tenho uma mesa ao lado de onde fica meu computador e até um armário! Agora não coloco mais a minha bolsa em cima da scanner [tcs tcs]. Como a sala fica no segundo andar, acabou o entra-e-sai na sala, temos um banheiro reservado [o outro era entra-e-sai também], bebedouro e um certo silencio.
Nesse caso, em especial, foi uma mudança animadora.

Mas nem sempre mudar é uma coisa que nos anima!
A minha mãe tem uma amiga, que tinha [não sei se ainda tem] um gato cego.
Eu juro que só sabia que o gato era cego, porque ela dizia. O gato tinha aquela agilidade comum aos gatos e conhecia a casa melhor do que a própria dona. Não me lembro bem o motivo, mas ela teve que se mudar para outra casa. Quando fomos visitá-la, o gato estava deprimido e cheio de machucados na cabeça, de tanto esbarrar nos móveis por onde passava. Depois de um tempo, sei que ele acabou se acostumando com a nova posição dos móveis – mas não deve ter sido fácil. Se ele pudesse falar, aposto que diria que ‘odiou a mudança’.
Algumas pessoas são como os gatos, quando você muda de casa. Ainda que não sejam ‘gatos cegos’, algumas pessoas não conseguem se acostumar com mudanças e passam a não enxergar os benefícios que uma mudança pode trazer.

Mudança é movimento.
E movimento, significa não ficar parado. É se mexer, sair do lugar, “mudar”.
A Terra se move em volta do Sol, o Sol se move do nascente ao poente, o girassol se move na direção do Sol. Pode ser um movimento de rotação, de translação, movimento retardado ou retrógrado. Pode ser um movimento frenético, um movimento lento e até mesmo uma dança.
E como me disse minha amiga Simoninha sobre mudanças: “às vezes, ou você aceita a mudança, ou você dança!”
Sem mudanças, a vida não ganha movimento. E sem movimento, que graça tem viver?
E movimentar é dar movimento á vida, dançar com a vida de rosto colado abraçando apertado ‘que delicia é viver’.

Tem coisas que eu ainda não consigo mudar, talvez por falta de uma efetiva determinação.
Tem muitas coisas que eu ainda quero e preciso mudar na minha vida.
Eu já mudei muito de opinião, mudei de comportamento, mudei algumas atitudes e mudei até de blog.
Algumas coisas foram fáceis de mudar, outras nem tanto, mas o importante é dar movimento á vida, fazer algo diferente, se transformar, se transfigurar , ter a consciência das lagartas e saber que ao se encerrar um ciclo outro se inicia.
Quando você achar que está tudo terminado, você pode acabar virando uma borboleta!
Com licença, mas vou ali mudar meu armário de lugar.





Só pra encerrar, é como diz aquele poema do Edson Marques que é atribuído á Clarice Lispector:
“Mude, mas comece devagar [...] Só o que está morto não muda!”

E eu estou muito viva...





Tema proposto pela Simoninha




Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo