26.12.07

Press start to begin


A vida é um jogo! Play it!

E então, eu falando [anham, muito experientemente] sobre relacionamentos com uma amiga, disparei uma frase que eu sempre falo: "já passei dessa fase" e o que ela me respondeu "mas eu não sei quantas fases vou passar", me deixou com um peso esquisito na frase que eu disse.

Eu também não sei por quantas fases vou passar, mas sei por quais já passei - isso é um fato inegável.
O engraçado é pensar que as fases nunca vão terminar, porque o término de uma fase é sempre o inicio de outra.
Cara, a vida não é como no videogame. Embora ela, a vida, também tenha um game-over.

Mas falando em fases, se jogamos num nível muito mais alto do que o nosso conhecimento, a gente se estressa porque não consegue ir adiante.
Se jogamos num nível bem mais baixo e passar para a próxima etapa fica fácil demais, o jogo fica monótono
Se a gente demora demais pra passar de fase, o jogo fica chato.
Eu estou aqui pensando, que se a vida fosse um videogame, eu estaria pulando algumas fases mais chatas com macetes, sem pegar os bônus escondidos nos caminhos, passando rápido demais por fases importantes e devagar demais por fases mais simples e enjoadas.

As fases, as etapas, os momentos...
Ciclos viciosos interligados que talvez não tenham fim!

Os ciclos são as etapas que se iniciam quando as que a antecedem terminam - isso é o que não tem fim.
As etapas não, todas elas tem um final.
E isso é bem lógico de se entender, todo capitulo chega ao fim e se não é o capitulo final, logo abaixo tem outro. Quando é o capitulo final, bem, aí é o fim do livro.
Como no game-over do jogo.

Esse fim de etapa pode ser uma decisão que precisava ser tomada, pode ser o término de uma relação, a morte ou o nascimento de um sonho, uma palavra mais rude ou uma palavra mais doce, pode ser uma porta que se bate ao passar, uma janela que se abre quando as portas foram trancadas, um reencontro, uma despedida...
Seja lá o que for, cada um tem o inicio ou o término de ciclo que lhe apetece, o que importa de verdade, é saber quando é hora de subir para o próximo andar e quando é o momento de esperar pelo elevador.
Mas se você preferir ir de escadas, lembre-se que você precisa subir um degrau de cada vez!

Passar de fase, muitas vezes, pode parecer a coisa mais terrível a se fazer, mas depois você vai perceber o quanto o jogo da vida fica monótono se você ficar sempre no mesmo lugar.
Você precisa aprender a passar pelas mais difíceis para ver um "you win" na tela ao invés do "you lose" que você vai ver se ficar parado.


Algumas etapas encerram-se sozinhas. Quando você menos esperam, acabaram-se e você fica se perguntando como foi que isso aconteceu.
Provavelmente, foi a etapa de outra pessoa, na qual você estava envolvida, que acabou e acabou com a sua etapa junto, te deixando atônito com o inesperado. Nesses casos, você pode ficar parado pensando em se *jogar da pedra mais alta* até entender onde foi parar o chão que estava em baixo dos seus pés.
Seria mais fácil se você compreendesse as coisas de uma maneira mais ampla. Como se todas as pessoas do mundo estivessem escrevendo um livro e precisassem encerrar cada uma seus próprios capítulos. Assim, não há mal nenhum se alguém que escrevia algo sobre você encerrar aquele capítulo, porque você ainda tem muitas paginas a escrever. Mas é importante que você saiba, que mesmo que você possa re-ler seus capítulos quantas vezes quiser, eles já passaram, já foram escritos, já estão prontos, acabaram...
Você não pode re-vivêlos e re-escrever não é a mesma coisa.
As paginas precisam ser viradas!


Eu uso essas metáforas para que você me entenda, porque se eu for direta, você pode não visualizar tudo que estou querendo te mostrar.
Eu levei muito tempo para descobrir que a gente só inicia um novo ciclo quando tem consciência que encerrou outro, quando aprende a deixar o que é do passado no passado e olha para o presente, pensa no futuro, segue em frente...
Eu precisei destruir castelos, desfazer sonhos, aceitar acontecimentos, engolir fracassos, me desfazer de recordações, lembranças, tranqueiras e coisas inúteis... E isso que é o mais difícil!
No entanto, com a limpeza que se faz, tudo volta a parecer aconchegante e de repente você nota que tem espaço para coisas novas que antes não saberia onde colocar. Percebe que um vaso de flores combina perfeitamente com aquele espaço sobre a mesa e de pouco em pouco você vai decorando sua alma, enfeitando o espaço que tinha ficado vazio pelas coisas que você deixou em outro momento da sua vida.
Nesse momento, e só nesse momento, você percebe que está em outra fase, que o ciclo da sua vida deu mais um giro.


Termine seus capítulos, mude seu jogo e passe de fase!
O controle está nas suas mãos.
Press any key to continue and…

Play it!


E óbvio, com isso eu estou querendo dizer, nas entrelinhas, Feliz Ano
Novo
Novos Ciclos, novas páginas e novos jogos para vocês
E que 2008 seja,
simplesmente, perfeito!
Nos vemos lá...


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo