22.8.08

Meu santo tá 7 vezes cansado



O Rappa lançou cd novo, né? Bem, nem tão novo assim!
Confesso que eu gosto muito d'O Rappa e já fui em vários e vários shows.
A Banda sempre ficou marcada pelas letras marcantes, críticas, politizadas... Cito como exemplos: "Miséria S.A", "Minha Alma (a paz que eu não quero)", "A Feira", "O Que sobrou do céu", "Se Não Avisar O Bicho Pega (Vai ter pipa, foguete e morteiro)", "Tribunal de rua"...
Isso sem contar "Pescador de Ilusões" e "Tumulto" - o momento mais tumultuado dos shows.

Show d'O Rappa, pra mim, sempre serviu pra lavar a alma - aquela alma armada e apontada para a cara do sossego.
Eu não lembro exatamente o dia, mas eu fui com uns amigos em um dos shows de divulgação de "O Silêncio que prece o esporro", Cd d'O Rappa, lançado em meados de 2003.
De lá pra cá, foi um jejum de músicas inéditas.
Hoje eu baixei da internet o cd novo: "7 Vezes" e de cara já não gostei do título.
Sempre admirei O Rappa pela criatividade, acho que poderiam ter bolado um nome melhor e sinceramente, não sei se esse nome tem algum significado especial ou não, mas não gostei do mesmo jeito.
Mas vamos aos fatos:
Foram cinco anos sem músicas inéditas, porque depois de “O Silêncio que precede o esporro" bom título, por sinal veio o "Acústico MTV" com os maiores sucessos da banda. E agora chega o cd de inéditas "7 Vezes".

Boooom, inéditas marromenos, porque a sensação que eu tenho é parecida com aquelas de tema de redação de escola: o mesmo assunto dito várias vezes, de várias formas, sob vários pontos de vista - mas o tema é sempre o mesmo.

O Rappa se repetiu. Mesmo incrementando as músicas e investindo em "instrumentos inusitados" (como disseram no site oficial) e experimentando nos arranjos, as músicas novas não estão à altura da expectativa que criaram em torno da banda de Falcão.

E é com tristeza que eu constato isso, porque eu sei que eles poderiam fazer bem melhor que foi feito! Não encontrei "grandes novidades" e nem "grandes evoluções" quando ouvi e confesso que fiquei um tanto frustrada com o resultado de tanta expectativa.
De cara, o primeiro single "Monstro Invisível" não me atraiu e me lembra o tom de trabalhos anteriores. Sem contar que, por ser a carro-chefe, não deixo de comparar com "Reza Vela" que foi carro-chefe de "O Silencio [...]" ou será que foi Rodo Cotidiano? Não lembro.
Claro, são duas músicas diferentes, mas que pra mim, tem o mesmo tom.

A Banda segue com a crítica social - que eu sempre gostei - e o tom de "poesia do gueto", mas parece que perdeu a força.
"Meu santo tá cansado", que abre o CD, é uma música bem cansativa (tu-dum-psh!). "Fininho da vida" tem uma idéa interessante, mas a melodia é fraquinha (Os verdadeiros heróis são os guerreiros da lida / Por entre as trincheiras-barracos / Passam num sopro da vida). Já "Hóstia" eu gostei: (Meu escudo é minha hóstia / Sentia proteção infantil / Mas permanecia assustado).

No somatório geral, o CD é bom, mas não a ponto de ser um CD digno do nome da banda.
Mas "Valeu a pena, Sou pescador de ilusões".
Pra quem quiser tirar a dúvida, "Monstro Invisível" está no Youtube:

Clique para assistir

Mas também é possível ouvir nesse link ou baixar o cd inteito nesse outro.


Bom... como pseudo-fã, eu esperava mais d'O Rappa.
O Rappa de 'minha alma", talvez...



Agora vou esperar pedradas dos fãs mais fãs.
Aqueles que dizem amém pra tudo que o artista faz...
*-* medo

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Carolina! Na verdade se chama Ana Carolina e não gosta de ser chamada de Ana. Não revela a idade, mas todo mundo diz que aparenta bem menos. Fotógrafa e estudante de Jornalismo. Mudou de área depois de anos insatisfeita com a profissão. Carioca, apaixonante e implicante. Carinha de 8, espírito de 80 anos. Chata, mal humorada e anti-social. Gosta de rimas simples, de frases bobas e é viciada em café. Na vida passada foi um gato tamanha preguiça. Tem mania de ter manias, coleciona coisas inúteis e acha ridículo isso de falar de si mesma em 3º pessoa.

 
Expresso pra Dois © Todos os direitos reservados :: Ilustração por Rafaela Melo :: voltar para o topo