"— Faltam muitas palavras a inventar. Por que existe o termo "órfão", aplicado a uma criança que perde sua mãe, e não existe termo para a mãe que perde seu filho? Será porque sofre menos?
— Você tem razão. Agora que estou pensando nisso, tenho um significado à procura de uma palavra: amor em minúscula.
— Amor em minúscula?
— Sim, talvez seja a única descoberta de que tenho orgulho — disse exaltado. — Uma pessoa faz um pequeno gesto bondoso e isso desata uma cadeia de acontecimentos que lhe devolvem um amor multiplicado. Ao final, embora você queira voltar ao ponto de partida, não é mais possível, porque o amor em minúscula apagou qualquer caminho de volta ao que existira antes.
— Isso que você diz é bonito, embora não consiga entender.
— Nem eu próprio entendo. Mas a prova disso é que estamos aqui."
No trecho acima, os personagens se questionam sobre a necessidade de inventar novas palavras para certos significados e para coisas que não se explicam. Eu andei procurando palavras que explicassem os significados que só eu parecia entender e gostei de saber que não era a única a fazer esse tipo de coisa.
Acho que eu nunca tinha ouvido falar nesse espanhol, Francesc Miralles e acabei descobrindo que ele já escreveu diversos livros, os quais pretendo fuxicar depois.
"Amor em Minúscula" foi o mais conhecido no Brasil, ficando entre os mais vendidos - e foi isso que me fez comprá-lo.
Este é mais um caso de um livro que me ganhou pela capa. Eu que adoro gatos (e só não crio um porque minha mãe não deixa - a casa é dela) peguei o livro pra ver por causa do gatinho na capa. Lendo o prefácio* em si, achei que talvez fosse uma historinha tosca, mas como estava na prateleira dos mais vendidos (livros da moda) fiquei com vontade de ler - já estava morrendo de vontade de ler alguma coisa, mesmo.
Então comecei a ler o livro.
Gatos são animais interessantes e ninguém passa imune por eles.
"Diz-se que os gatos são egoístas, quando, na realidade, são simplesmente espertos. Não vêm a você se podem fazer com que você vá a eles" - Trecho do livro.
O que dirá então Samuel, personagem principal do livro, que vê sua casa e sua invadida por um bichano? Ao tentar se livrar do gatinho e depois ao resolver adotá-lo (ou ser adotado pelo gato - bem sabemos que são eles quem nos escolhem), sua vida passa por uma série de acontecimentos, abalando sua rotina monótona de professor de filosofia alemã.
Dizem por aí que toda ação gera uma reação, não é mesmo?
A partir do encontro com o felino, Samuel percebe que cada pequeno gesto, pode ter um grande resultado. Aqui entramos naquela questão do filme Efeito Borboleta, que tudo que fazemos tem uma consequência boa ou ruim. Aquela questão que o movimento das asas de uma borboleta pode gerar um furacão em outro ponto do universo.
O encontro com o gato leva a um encontro com um vizinho, que o leva ao encontro de um grande amor de infância, que o leva ao encontro de um estranho que estuda sobre a lua, que o leva ao encontro de um tipo suspeito num bar, que o leva...
Samuel conhece pessoas interessantes com quem aprende valiosas lições e é a partir daí, que ele se dá conta de como funciona o "Amor em Minúscula" e de como ele influencia a sua vida.
A mensagem que ficou, foi a mesma que tive com outras leituras e com algumas músicas, como por exemplo "Prato do Dia" do Teatro Mágico, que nos convida a enxergar a poesia simples do dia-a-dia.
O livro nos leva a reflexão de que um simples detalhe, um mínimo ato de bondade um "Amor em Minúscula", pode causar a transformação de uma vida.
Não esperem nada de complexo, o livro é simples, singelo e de texto simples. Sem grandes pretenções, trata-se de visualizar que nosso futuro depende coisas simples que fazemos no dia-a-dia, de mínimos atos, como o de alimentar um gato...
Ps: Agora eu quero um gato pra chamar de Mishima também =P
O Livro:
Livro: Amor em Minúscula
Autor: Francesc Miralles
Tradução: Luís Carlos Cabral
Editora: Record
Site oficial: http://www.record.com.br/amoremminuscula/
Dicas:
Digitando "Francesc Miralles" no Youtube, da pra encontrar dois vídeos dublados com o autor falando sobre o livro.
Pode baixar aqui: Amor em Minúscula - Francesc Miralles
E também pode saber mais na Comunidade do Orkut
"— Para encontrar, você deve se deixar levar. Enquanto mantiver idéias preconcebidas, será incapaz de ver o que acontece diante do seu nariz."
0 comentários:
Postar um comentário